Como medir a farinha

Farinha de medição é uma das partes mais importantes de qualquer receita, especialmente na hora de assar. Você já teve aquele momento em que precisa de farinha para fazer uma receita, enfia a mão na sacola e percebe como ela é compactável? A farinha é a base para uma tonelada de receitas, mas precisa ser medida adequadamente.

Por causa dos amidos na farinha, pode virar qualquer prato rapidamente se você adicionar muito ou pouco. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre como medir a farinha perfeitamente para uma receita!



farinha em um copo medidor e em uma colher de madeira



Como Medir Farinha

A farinha é um dos componentes principais de quase todas as receitas que existem. Desde o início dos tempos, as pessoas usam a farinha para criar molhos grossos, assados ​​e até mesmo para dragar a carne antes de cozinhá-la!

A farinha é uma substância leve e pulverulenta que pode ser facilmente embalada. Isso pode criar medidas drasticamente diferentes dependendo de como é medido, o que pode ser prejudicial ao resultado de muitas receitas.



Dizem que cozinhar é uma arte e assar é uma ciência . Se as medidas dos ingredientes em produtos de panificação estiverem um pouco erradas, isso pode arruinar toda a receita. A farinha não é exceção, pois pode fazer com que um prato tenha uma cor, textura ou sabor diferente!

Por exemplo: Olhando para as imagens abaixo (em gramas para dar um exemplo mais preciso), AMBOS os copos medidores parecem uma medida de 1 copo, mas como você pode ver, um deles realmente tem 36% MAIS farinha do que o outro. Adicionar 36% a mais de farinha certamente estragará a receita de um biscoito!

Duas doses de farinha em copos medidores sendo pesadas em uma balança de cozinha



Então, qual é a forma correta de medir a farinha? Bem, a maneira mais precisa de medir a farinha é definitivamente pelo peso. UMA balança de cozinha irá ajudá-lo a obter a medição mais precisa possível porque diferentes tipos de farinha têm diferentes densidades (eu uso esta escala da amazônia , é cerca de US $ 11).

Se você não tem acesso a uma balança de cozinha, ainda é possível obter uma medição bastante precisa com um conjunto de medidas de secagem. Apenas certifique-se de não embalar a farinha quando ela for adicionada aos copos de medição!

Passos para medir adequadamente a farinha

Usando medidas a seco:

  1. Se a receita pedia farinha peneirada, peneire a farinha diretamente em uma tigela não utilizada. É normal peneirar mais do que o necessário, porque você pode simplesmente adicioná-lo de volta ao saco depois.
  2. Para adicionar a um copo medidor, use uma colher ou colher para adicionar a farinha peneirada ao copo medidor seco. Tenha muito cuidado para não empacotar muito a farinha.
  3. Usando as costas de uma faca de manteiga, nivele a farinha raspando o excesso de farinha de volta na tigela. Adicione farinha medida à receita.

Não coloque a farinha diretamente no copo medidor. Isso pode adicionar até 30% a mais de farinha ao embalá-la na xícara.

Gorjeta: Se estou medindo farinha para uma receita que exige algumas xícaras de farinha, gosto de manter um registro com uma caneta ao meu lado para não perder a conta de quanto acrescentei!

Uma colher de farinha em um copo medidor, com um pouco sendo raspado

Usando uma escala:

Escala de preparação: coloque uma tigela vazia na balança antes de ligá-la. Assim ficará a 0 e só dará o peso da farinha.

  1. Peneire a farinha na tigela. Continue peneirando até obter a quantidade de farinha que a receita pede (leia abaixo um gráfico de conversão de peso de farinha).
  2. Se você peneirar mais do que o necessário na tigela, use uma colher para retirar o excesso de farinha da tigela.
  3. Adicione a farinha medida à receita lentamente. Adicioná-lo lentamente evitará que ele se aglomere novamente e empacote conforme é adicionado.

Gráfico de conversão de peso de farinha multifuncional

A farinha multiuso é o tipo de farinha mais comumente usado. É uma farinha branca que foi refinada e pode ser usada em quase todas as receitas que pedem farinha.

  • 1 xícara de farinha - 4,75 onças
  • ¾ xícara de farinha - 3,19 onças
  • ½ xícara de farinha - 2,13 onças
  • ⅓ xícara de farinha - 1,40 onças
  • ¼ xícara de farinha - 1,06 onças

Gráfico de conversão de peso de farinha de bolo

A farinha de bolo é mais leve do que a farinha multiuso. Ele é usado para criar bolos mais leves, como bolo de comida de anjo e bolo branco. É mais branqueada e refinada do que a farinha multiuso, por isso pesa um pouco menos.

  • 1 xícara de farinha - 4,0 onças
  • ¾ xícara de farinha - 3,0 onças
  • ½ xícara de farinha - 2,0 onças
  • ⅓ xícara de farinha - 1,32 onças
  • ¼ xícara de farinha - 1,0 oz

Gráfico de conversão de peso de farinha de trigo integral

A farinha de trigo integral usa todas as 3 partes do grão: o farelo, o germe e o endosperma. Isso cria mais espaço entre os grânulos que se enchem de ar, então acaba pesando menos do que as farinhas para todos os fins e para bolos.

  • 1 xícara de farinha - 4,50 onças
  • ¾ xícara de farinha - 3,38 onças
  • ½ xícara de farinha - 2,25 onças
  • ⅓ xícara de farinha - 1,49 onças
  • ¼ xícara de farinha - 1,14 onças

Como Peneirar Adequadamente a Farinha

Peneirar a farinha é o primeiro passo para medir corretamente a farinha. É o processo de sacudir a farinha por meio de uma peneira de arame para soltá-la e desfazer todos os grumos que ela possa ter. Peneirar a farinha antes de usá-la ajuda a garantir que a farinha se transforme mais facilmente na massa e criará um resultado final mais leve e arejado para os produtos assados.

Para peneirar a farinha, despeje em uma peneira (eu uso uma peneira em uma pitada!) E sacuda a farinha. Deve ficar bem mais leve e uniforme. Se você estiver medindo farinha, é fácil peneirá-la diretamente em uma tigela colocada em uma balança de cozinha. Caso contrário, apenas coloque a farinha peneirada em copos medidores secos para evitar empacotá-la.

Se você estiver com pressa ou não tiver as ferramentas necessárias para peneirar a farinha, isso pode mudar um pouco a receita, mas geralmente não é prejudicial para o resultado dos produtos assados. Eu sugeriria usar uma colher ou um batedor para afofar a farinha antes de medi-la, para quebrar quaisquer grumos ou manchas na farinha.

Farinha em um copo medidor com texto Farinha em um copo medidor com escrita Farinha em um copo medidor com um título